A infância é o momento em que a curiosidade floresce, quando perguntas como“por que o céu é azul?” ou “de onde vem a água da chuva?” surgem naturalmente. Ao aproveitar essa curiosidade natural, a inserção de elementos científicos no desenvolvimento infantil tem um papel importante. Popularizar a ciência desde os primeiros anos é essencial para formar cidadãos críticos e conscientes. Quando apresentada de forma acessível, lúdica e conectada ao cotidiano, a ciência deixa de ser distante ou difícil e passa a ser uma aventura repleta de descobertas.
Uma variedade de materiais educativos foi desenvolvida para uso em nossas ações, incluindo painéis interativos, jogos de cartas e de tabuleiro, quebra-cabeças, pescaria, jogo da memória, maquetes e filmes sobre a biologia de insetos aquáticos (Figs 3 e 4). Também são distribuídos materiais para recortar, montar e colorir, permitindo que as crianças levem para sua casa um pouco da experiência vivenciada durante as atividades (Fig. 5). Um aspecto importante a ser destacado é que a maioria dessas atividades tem baixo custo, podendo ser replicada por professores em sala de aula.
Uma série de livros didáticos também integra os produtos desenvolvidos por nossa equipe (Fig. 6). Com uma linguagem acessível e ilustrações envolventes, esses materiais abordam temas como a biologia dos insetos aquáticos, seus habitats e importância ecológica, estimulando o interesse e o hábito da leitura científica.
Mais do que transmitir conteúdos científicos, nossas ações também promovem a inclusão social. Um exemplo é o livro “O mundo dos insetos aquáticos”, traduzido com o apoio de dois professores indígenas das etnias Apurinã e Paumari (Fig. 7). Esse material está sendo utilizado no ensino escolar, representando um importante passo na valorização linguística e democratização do saber científico, uma vez que os indígenas, no geral, carecem de recursos educacionais em seus próprios idiomas. Destacamos ainda a versão do livro “O curioso João-Pedreiro” traduzida para Libras (Fig. 8), que proporciona uma experiência de aprendizado significativa para a comunidade surda. Os livros e modelos das atividades apresentadas estão disponíveis para download em nosso site https://sites.google.com/view/
Despertar o interesse científico nas crianças vai além de ensinar conteúdos, é uma missão! É plantar a semente da curiosidade que pode transformar sua maneira de ver o mundo, desmistificando medos e corrigindo conceitos equivocados transmitidos ao longo das gerações. Mais do que formar futuros cientistas, trata-se de formar cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a preservação do planeta.